Setor calçadista nacional prevê crescimento de 2,2% na produção para 2024, segundo a Abicalçados
- Igor dos Santos

- 26 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de abr. de 2024
Projetando um crescimento de 2,2% para o próximo ano, a indústria calçadista nacional espera alcançar a marca de 858 milhões de pares produzidos no Brasil.

A projeção para 2023 no início do ano era de um crescimento de até 1,7%. Foi o ano em que a impulsão aconteceu por conta do consumo doméstico. Diferentemente de 2022, quando o aumento da produção nacional foi impulsionado pelas exportações (quase 920 milhões de pares), segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Apesar da queda, 2023 chegou a 839,3 milhões de pares produzidos no ano. Mas fechou o ano em -1,1% em relação ao ano anterior.
Na primeira edição da mostra de calçados Brazilian Footwear Show - BFSHOW, em Porto Alegre/RS, evento que reuniu 138 das principais marcas brasileiras de calçados, a indústria calçadista nacional vê 2024 com bons olhos ao prever um crescimento de 2,2% em relação a 2023.
Em entrevista coletiva o chefe-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, começou a entrevista coletiva enfatizando que, apesar dos dados menos otimistas, a Abicalçados é uma associação dedicada à transparência, compartilhando estatísticas precisas que guiam as mais de 4 mil indústrias de calçados no Brasil em seus planejamentos e estratégias.
O Brasil é um país com grande potencial, mas infelizmente, algumas condições de competitividade estão prejudicadas. Temos um alto custo produtivo, um mercado desaquecido, tanto aqui quanto no exterior e uma concorrência desleal feroz por parte das plataformas internacionais, hoje isentas de qualquer imposto de importação em remessas de até US$ 50. -Haroldo Ferreira
A BFSHOW é um evento promovido pela Abicalçados, sendo coordenado pela NürnbergMesse Brasil e apoiado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A colaboração oficial conta com o respaldo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Além disso, sindicatos das indústrias de calçados de diversos estados, como Rio Grande do Sul, Bahia, Paraíba, Estância Velha, Sapiranga, Birigui, Campo Bom, Dois Irmãos, Jaú, Fortaleza, Farroupilha, Parobé, Franca, Igrejinha, Nova Serrana e Novo Hamburgo, oferecem seu apoio ao evento. Para obter mais informações sobre a feira, acesse o site: www.bfshow.com.br




Comentários