Panfletos é a melhor estratégia para a sua loja?
- Igor dos Santos
- 19 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de abr. de 2024
Focando em informações rápidas, assertivas e chamativas, o panfleto vem com a promessa de atingir uma grande quantidade de pessoas. Mas será que é a melhor opção para a sua loja?

Embora seja muito comum vermos pela internet que o marketing digital é a forma mais barata de se divulgar um negócio. E de fato, avaliando o ROI (retorno sobre o investimento) é evidente que o digital nos possibilita campanhas que veiculam rapidamente, com grandes alcances e para públicos específicos definidos a priori.
Apesar disso, ainda vemos uma grande parcela de lojistas fazendo panfletagens. Além da questão ambiental da distribuição de panfletos, há uma série de outros fatores que precisamos levar em conta:
•Distribuição: Na hora de escolher os profissionais para distribuir os panfletos, é importante traçar muito bem o público alvo, região e a arte divulgada no panfleto.
Ao definir a estratégia de distribuição, será preciso contar que estes panfletos serão, de fato, entregues de maneira correta e profissional, que quem os recebê-los fará parte do seu público alvo, que ela irá guardá-lo, que não irá jogar fora juntamente com todos os outros encartes na caixa de correios dela.
Vale ressaltar que muitos funcionários que entregam panfletos não possuem condições aceitáveis de trabalho .
•Custos: Geralmente se cobra entre R$8,00 e R$20,00 a hora panfletada. Além do investimento nos panfletos, também se tem o investimento nos profissionais que irão fazer a distribuição e na dificuldade em mensurar resultados.
•Legalidade e meio ambiente: Em muitas cidades do Brasil a distribuição de panfletos é considerada um ato lesivo à conservação da limpeza urbana. Muitos lojistas fazem a distribuição de panfletos de maneira ilegal e contam com a sorte em não serem pegos e pagarem multas, que em algumas cidades gira em torno de R$ 2.644,65 e na reincidência R$ 5.289,30 (em Belo Horizonte, Minas Gerais, a lei prevê a apreensão do material e multa de R$ 3.399,07, ao entregador e ao anunciante).
O principal problema deste tipo de ação é que não possibilita uma mensuração do impacto e da conversão em vendas. Isso dificulta quaisquer análise de resultados, como o cálculo do ROI (retorno sobre o investimento), impossibilitando do lojista saber se valeu ou não a pena o investimento.
Em alguns anos vão existir apenas dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios.
Hoje, através da internet, é possível atingir o seu cliente de maneira exata. Não é mais preciso acreditar que seu público-alvo irá aceitar seu folheto, associar com sua marca e se converter em cliente. Fora que é muito mais barato.
Então, se você busca uma agência de marketing digital que realiza anúncios online, a Salto Marketing é a agência que vai alavancar as suas vendas!
Comments