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Além dos cliques: entendendo as plataformas de anúncios on-line

  • Foto do escritor: Kelvin Lopes
    Kelvin Lopes
  • 31 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de abr. de 2024

Curtidas, compartilhamento, visualizações, entender como funciona o ecossistema por dentro dos anúncios ajudará a entender as melhores possibilidade, as ferramentas para a sua empresa ser vista e como funciona os tipos de cobranças na contratação deste serviço.


Desenho de um homem segurando megafone com balões flutuantes de icones de internet


Plataformas de anúncios:


Plataforma é o sistema onde os anúncios/campanhas serão realizados. As empresas que oferecem esse serviço disponibilizam ferramentas e recursos para criar, segmentar, otimizar e analisar anúncios, visando alcançar públicos específicos e atingir o objetivo desejado. As plataformas mais conhecidas são:


  • Google Ads: A renomada empresa de tecnologia Google possui um leque de ferramentas para anúncio, desde o seu próprio motor de busca direcionado para sites, integração com o YouTube e anúncios para empresas locais.

  • Meta Ads: Mais conhecido como Facebook, a empresa permite uma integração entre suas duas plataformas, o Facebook e o Instagram, com uma variedade de recursos, como direcionar o público direto em contato ao WhatsApp, para preenchimento de formulário ou criar catálogo de vendas.

  • X Ads (antigo Twitter): Permite que anunciantes promovam tweets nos formatos de vídeo, imagem única ou em carrossel e textos, podendo direcionar os usuários a acessar seu perfil, site, formulário, sua loja ou qualquer outro link externo.

  • LinkedIn Ads:  Focado em anúncios voltados para negócios, exibindo anúncios no LinkedIn para segmentos específicos de profissionais ou permitindo o B2B (transações entre empresas).

  • TikTok Ads:  Fornece oportunidades de publicidade na plataforma de vídeos curtos, voltados para o entretenimento ao público, com métricas de análises de campanha semelhantes ao Instagram.

  • Snapchat Ads: Eficaz para as marcas alcançarem uma audiência mais jovem e altamente engajada, criando anúncios criativos e interativos que se destacam na plataforma.

  • Pinterest Ads:  Permite que os anunciantes alcancem o público que buscam inspiração, planejando projetos ou descobrindo novas ideias, interessante caso o seu produto possa ser personalizado.

print do motor de busca Google indicando anuncios patrocinados para o usuario

Exemplo acima do motor de busca do Google, direcionando em destaque os anunciantes dentro da sua plataforma.


Como é feito a cobrança no tráfego pago?


Existem diversos modelos de cobrança, essa variação dependerá do tipo de campanha que será realizado, plataforma a ser utilizada e a concorrência dependendo do nicho em que esta sendo anunciado, as cobranças existentes são:


  • Custo por clique (CPC): Aqui, o anunciante irá pagar por cada vez que o usuário clicar no seu anúncio, o que determinará o valor é a concorrência por aquele segmento, seja comprando a posição de destaque ou lance pela palavra-chave específica, a cobrança é feita em campanhas onde o objetivo é o usuário tenha que clicar em algum link desejado ou acesso ao seu site.

  • Custo por mil impressões (CPM): Nesse modelo, o anunciante paga por mil impressões (visualizações) independentemente de quantas vezes ele foi acessado, o calculado é feito dividindo o custo total da campanha pelo número de mil impressões que o anúncio recebeu e multiplicando esse valor por mil. É comum ser utilizado em campanhas de reconhecimento ou conscientização.

  • Custo por aquisição (CPA): Também conhecido como custo de conversão, a cobrança aqui é feita conforme a ação que o usuário realiza, seja ele preenchimento de formulário, download de um aplicativo ou compra. O cálculo é feito dividindo o custo total da campanha pelo número total de ações realizadas. Por exemplo, se um anunciante gasta $ 1000 em uma campanha e 100 ações (como compras) são realizadas em resposta aos anúncios, o CPA seria de $ 10 por ação.

  • Custo por visualização (CPV): Esse modelo, especialmente para anúncios de vídeo, representa o custo que um anunciante paga cada vez que o seu vídeo é visualizado por um usuário, é possível escolher pagar apenas quando os usuários assistirem a uma parte significativa do vídeo (geralmente pelo menos 30 segundos) ou interagirem com o anúncio de alguma forma.

  • Custo por engajamento (CPE): Esse modelo é muito utilizado para engajamento, ações realizadas pelo usuário podem incluir coisas como cliques, visualizações, curtidas, compartilhamentos, comentários, downloads de aplicativos, preenchimento de formulários, entre outros.

  • Lance por posição: Nesse sistema, o anunciante paga pela posição de vantagem em um leilão, quanto maior o valor ofertado, melhor a posição de destaque alcançado.



Conclusão:


Neste conteúdo, apresentamos as plataformas de anúncios disponíveis nas redes sociais, onde todas elas oferecem um suporte de estratégia e métricas que vai te ajudar a entender como a sua publicação pode impactar na vida dos seus futuros clientes, tipos e ferramentas de anúncios que favorecem o objetivo da empresa e as cobranças realizadas conforme a categoria de anúncio desejada.


Está mais fácil de decidir qual plataforma escolher não é mesmo?


Convidamos você a ler nosso conteúdo onde falamos sobre como o anúncio pago pode ser uma aliada para a sua empresa e a diferença entre o tráfego pago e o orgânico.


Não deixe de usar o espaço de comentários para colocar a sua dúvida ou opinião.


Obrigado por passar um tempinho aqui conosco e até a próxima leitura!

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