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Tráfego pago x orgânico: investir mais tempo ou mais dinheiro?

  • Foto do escritor: Kelvin Lopes
    Kelvin Lopes
  • 13 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

No mundo acelerado do marketing digital, dois gigantes colidem em uma batalha épica pela atenção do público: tráfego pago e tráfego orgânico. Pagar pela atenção do público ou gerar conteúdo interessante o suficiente para o tráfego orgânico acontecer? Entenda abaixo como.


Esse questionamento inicial é bem comum após o primeiro sinal de vida da sua rede social empresarial e até mesmo para aqueles que decidiram começar a usar a internet como meio de alavancar seu produto/serviço, afinal, sabemos que: quem não é visto, não é lembrado. Se você se encontra neste dilema, calma! Apresentaremos para você a luz no fim do túnel.


pessoa digitando no notebook e efeitos na imagem relacionada a marketing digital

Para deixar mais didático, podemos pagar para a sua empresa aparecer ou fazer um conteúdo que apareça naturalmente para as pessoas, ambas irão fazer a sua empresa aparecer, mas qual método escolher para ter resultados expressivos?


Tráfego pago: O holofote do anúncio.


Podemos pagar para ir direto para a sala VIP da internet, seus anúncios entram pulando a fila, com as luzes direcionadas para ele, aparecendo em destaque nos resultados de busca e entregue para mais pessoas nas redes sociais.


Pontos positivos:

 

  • Velocidade relâmpago: Resultados quase instantâneos, as plataformas de anúncios se preocupam com a entrega do conteúdo impulsionado, e os resultados podem ser mensurados com as ferramentas internas que também permitem ajustes conforme o objetivo desejado.

  • Controle total financeiro: A barreira de entrada para fazer anúncios é baixa, é possível determinar o valor desejado de investimento, essa possibilidade permite que os anunciantes possam realizar testes de divulgação na plataforma escolhida.


Pontos negativos:


  • Visibilidade sem pagar:  A entrega dos anúncios é interrompida com a falta de verba na plataforma. É importante determinar quanto tempo se deseja manter o anúncio no ar, o tipo de campanha e o modelo de cobrança fornecido pela plataforma.

  • Limitações de confiança: Podem existir desconfianças de anúncios pagos, o que pode afetar a reputação da marca, então é importante manter dados da rede social atualizados e site com selos de certificação que garantem a confiabilidade da compra pelo usuário.



Tráfego Orgânico: a árvore frutífera.


Tráfego orgânico é como cuidar de uma árvore, capaz de gerar vários resultados. Você rega (SEO e conteúdo) e, com o tempo, as pessoas que a veem ficam admiradas e se aproximam mais ainda. Para criar esse tipo de admiração as empresas apostam em conteúdos que mostram os bastidores, o dia a dia e trends em alta que possui um alto potencial de engajamento.


Pontos positivos:


  • Reconhecimento da marca: Gerar engajamento e identificação do público orgânico com seu serviço/produto é uma grande oportunidade de fidelizar e também atrair futuros clientes que se identifiquem com a cultura da sua empresa.

  • Produção acessível: Esse tipo de conteúdo não tem custo, determinando o sucesso é a constância, relevância do assunto e criatividade das postagens. Aqui, o seu aliado precisa ser o algoritmo que entregará a sua publicação para mais usuários, considerando alguns fatores como: comentários, avaliações, tempo de tela, curtidas, visualizações ou se o seu site é intuitivo e de fácil navegação.


Pontos negativos:


  • Longo Prazo para construção de audiência: Construir uma base sólida de seguidores orgânicos em redes sociais pode levar tempo e esforço consideráveis. Isso requer uma estratégia consistente de postagem, interação com seguidores e criação de conteúdo de qualidade para atrair e reter seguidores.

  • Competição crescente: Com o aumento do número de empresas utilizando redes sociais para marketing, a competição por visibilidade orgânica tem se intensificado. Isso pode dificultar a diferenciação da sua marca e a obtenção de destaque no feed de notícias dos usuários.



Conclusão:


Nesse embate dessas duas categorias, acreditamos que uma avaliação estratégica e a combinação de conteúdos, de autoridade, engajamento e o investimento em tráfego para conversão, trará ótimos resultados em construir credibilidade e alcançar maior número de vendas. Ter um público engajado na internet é abrir as portas para um novo formato de fazer negócio. Lembre-se, cada passo conta, e o impacto que podemos criar é imensurável.


Espero que esse conteúdo tenha ajudado, compartilhe sua opinião no espaço de comentários


Agradeço por acompanhar nossa jornada e convido você a continuar explorando o blog da Salto Marketing.


Até a próxima leitura!

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