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Cultura Organizacional: como criar uma cultura dentro da sua loja de calçados?

  • Foto do escritor: Igor dos Santos
    Igor dos Santos
  • 12 de jan. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 14 de jan. de 2024

Na sua empresa você precisa prezar por uma cultura. Entenda neste post como criar um conjunto de valores, crenças, comportamentos e práticas compartilhadas pelos seus colaboradores, criando uma cultura organizacional dentro da sua loja de calçados.


pessoas sorrindo em reunião

Defina a sua missão, visão e valores


Seus colaboradores precisam entender de forma direta quais são os valores da sua empresa, assim como a missão e a visão. Isso facilita o entendimento da causa pela qual sua empresa está no mercado. Por exemplo:


Missão: É o propósito de a empresa existir. É o pelo qual a empresa está no mercado, o que faz ela buscar sempre o melhor.


Valores: São a essência da sua loja, suas crenças, filosofia e os princípios que orientam o seu negócio.


Visão: É onde a empresa quer chegar em um determinado período de tempo, definido anteriormente e passado para os colaboradores os meios para isso.


Comunique isso de forma clara, destacando a importância da melhoria contínua e estabelecendo metas realistas.


Líderes e modelagem comportamental


Líderes e gestores desempenham um papel crucial na formação da cultura organizacional. Eles devem ser exemplos vivos dos valores e comportamentos desejados. Tenha em seus líderes todos os valores e comportamentos que você espera do seu time de vendedores.


Crie rituais e tradições com seus colaboradores


Crie um dia na semana, como o sábado de manhã, para um café coletivo em todas as lojas.


Pode ser o primeiro sábado do mês, ou até mesmo o primeiro dia do mês, onde o líder da equipe possa palestrar ou até mesmo salientar de maneira dinâmica com a equipe os objetivos do mês.


 A cultura é um culto. -Jim Collins


Um atendimento ao cliente excepcional


Coloque um foco especial na importância do atendimento ao cliente. Treine a equipe para oferecer um serviço amigável, útil e personalizado. Entenda melhor neste outro post.



Treinamentos regulares


Realize sessões de treinamento regulares para garantir que a equipe esteja atualizada com as melhores práticas de atendimento ao cliente e com as últimas tendências no setor. Fale com os representantes que atendem sua loja para que possam dar um treinamento sobre as tecnologias, cabedais ou outras informações dos produtos. Um bom vendedor é um vendedor que conhece seu produto e gera valor, fazendo o cliente se distanciar do preço e visando os benefícios do produto.



Fomente melhoria contínua


Uma excelente cultura organizacional encoraja a inovação e a busca constante por melhorias. Crie espaços para a criatividade e aceite a aprendizagem contínua.


Promova também o trabalho em equipe e a colaboração entre outras lojas.



Reconheça e Recompense


Visando valorizar boas ideias, crie programas de reconhecimento que destaquem a inovação e o esforço em prol da melhoria, estimulando os funcionários a darem opiniões. Por exemplo:


Voucher de compras: Forneça um voucher de compras na própria loja, permitindo que o funcionário escolha calçados ou acessórios como forma de reconhecimento.


Reconhecimento público: Destaque o funcionário e a ideia em comunicados internos, mídias sociais da empresa ou em reuniões de equipe para reconhecimento público.


Oportunidade de desenvolvimento profissional: Ofereça a oportunidade de participar de cursos, workshops ou conferências relacionadas ao varejo de calçados.


Oportunidade de implementar a ideia: Permita que o funcionário tenha um papel ativo na implementação da ideia, envolvendo-o no processo e reconhecendo sua contribuição contínua.



Ajuste-a conforme necessário


A cultura organizacional deve ser flexível e capaz de se adaptar às mudanças no ambiente interno e externo. Esteja disposto a ajustar a cultura conforme necessário. Esteja disposto a ajustar estratégias com base no feedback e nos resultados obtidos.


Lembre-se de que cada bairro, cidade ou estado tem uma cultura de consumo, comportamental e de mentalidade. Seja flexível.



E então, este post te ajudou?

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